A História
Raito Yagami é um jovem brilhante e entediado que em um belo dia encontra um caderno jogado no pátio de sua escola. Logo descobre que aquilo é um Death Note (Caderno da Morte), jogado na terra por um shinigame (Espírito da morte), igualmente entediado. O caderno dá ao seu portador o poder de matar qualquer pessoa que ele queira desde que siga algumas regras. Com isso Raito entra em delírios de grandeza, querendo construir um novo mundo e mais correto a partir do terror ante a vontade divina que pune os injustos do nada. Suas execuções em massa são praticadas sob o codinome Kira, e assim acaba ocultando sua identidade. A polícia japonesa e o FBI não gostam nada disso apesar da queda da criminalidade, e começa uma intensa investigação, que atrai a interferência mundialmente conhecido L (Cuja verdadeira identidade não foi revelada). O que temos a partir daí é um longo e intenso jogo de gato e rato onde não sabemos realmente quem é o gato e quem é o rato se desenvolve em escala cada vez maior por vários episódios, até que um seja “o vencedor”! Temos um novo jogo de gato e rato, onde surgem novos investigadores os chamados sucessores de L, na qual nessa briga um terá um fim trágico!
Minha opinião
O anime mais aclamado de todos os tempos, (que foi exibido no Brasil pelo canal Animax, com uma bela dublagem feita no Rio de Janeiro) usa a típica linha de deixar o telespectador ansioso para saber o que vai acontecer nos próximos episódios (No qual sempre acabam nos surpreendendo), pelo visto Death Note é o centro das atenções no mundo dos animes e mangás e não é por acaso, publicado pela Shonen jump em 2003 e ganhando uma versão animada em 2006 (que por sinal de altíssima qualidade), acabou chamando a atenção do dos fãs de animações japonesas , quando foi publicado no reinado de One Piece , onde Bleach e Naruto davam seus primeiros passos para o sucesso, surge Death Note, um anime diferente dos convencionais, digamos não possui um protagonista carismático (Sendo que o personagem principal não faz o gênero “mocinho”, pelo contrário é o vilão da história), nem lutas corporais e sim psicológicas. O que poderia nos oferecer? Pois lhe digo: Sair do clichê, digamos o adolescente rebelde, excluído, que quer se tornar o mais forte de todos, que é engraçado e se apaixona pela menina mais bonita do anime e blá, blá, blá... Death Note é inovador! Esse o é o segredo de seu sucesso, afinal quem já viu um anime no qual o personagem principal é o vilão (um anti-herói)? Que é um aluno brilhante e popular? Que usa sua inteligência para o que ele considera correto (Segundo a sua filosofia!)? Que engana e usa as pessoas para obter seus objetivos e não se importa quantos irá matar para realizar o seu desejo? Mesmo sendo seus aliados? Apesar de ser inovador temos que observar que é a tradicional história de alguém que é dado um enorme poder, mas ele lhe sobe à cabeça e, no final vai descobrir que todo grande poder tem um grande preço. Segundo os próprios autores Ohba e Obata, dizem que seu principal objetivo era criar algo para diversão (Depende do que eles consideram diversão) o anime chegou a ganhar um filme antes mesmo de ganhar uma versão animada. Uma coisa que chama atenção é que os autores aparentemente não gostam de “encher- linguiça” ou criaram uma história que não tivesse um desenvolvimento maior, pois a série com apenas 37 episódios (que seguiu fielmente ao mangá, simplificando apenas alguns pontos) nos deixou em seu auge.
Principais personagens
O protagonista da história. E também o seu vilão. Um jovem brilhante, mas entediado, que encontra um Death Note (Caderno da Morte) jogado a esmo na terra. E começa a fazer uma cruzada para tornar o mundo mais seguro, varrendo os criminosos do planeta, sob nome de Kira. Raito além de inteligente tem boa aparência e parece fazer sucesso entre as mulheres. Usa o caderno com muita habilidade, mantendo as aparências para que ninguém saiba de sua vida dupla. Enquanto mais se afunda na sua cruzada, mais moral se torna dúbia...
Detetive precoce e rival de Raito. Assim com seu oponente, tem uma inteligência privilegiada. Mas ao contrário de Raito, faz um tipo aparentemente anti-social, com hábitos um tanto estranhos. Anda descalço e, apesar do rigor analítico de suas investigações. Parece ser movido de forma tanto instintiva. Á medida que a investigação toma curso, ele se torna amigo de Raito. Mas é uma “amizade” que já nasce posta em xeque, maculada por uma certa sombra de insinceridade – no caso dele, movida pela desconfiança. No território da “amizade, perseverança e vitória”.
Shinigami (espécie de espírito da morte) que, movido por um imenso tédio no reino dos mortos, jogou o caderno na terra – em inglês, por que é a língua mais compreendida no mundo, garantindo que a chance de entendido fosse maior. É também um viciado em maçãs (as que conhecemos, porque as maçãs do mundo dos mortos são muito ruins. Podemos dizer que parte da sua diversão é fazer a feira em nosso mundo).
Modelo, atriz e loira (Sinal de rebeldia no Japão). Adepta do estilo Gothic Lolita, faz o tipo da “garota burra”, é aquela garota que é um colírio para os olhos... Mas quando abre a boca, estraga tudo. No entanto Raito não pode se dar ao luxo de curtir passeio e deixá-la de lado na primeira curva do caminho, se é que vocês me entendem. Pois é a peça-chave em seus planos de purificação mundial. E tudo que ele precisa fazer e mantê-la fazendo exatamente o que ele quer. O que não é difícil, já que ela o idolatra e nem pensa em questioná-lo...
Pai de Raito, chefe de polícia e líder de investigação que busca Kira. Dono de um senso de moral rigoroso, dedicado de forma praticamente samurai à sua missão, é capaz de dar a vida em nome do trabalho policial. Ele nem desconfia, mas com a gradual desumanização de seu filho, seu pescoço pode entrar em risco. Comanda um time de investigação composto pelos policiais Shiza, Usata, Aizawa, Mogi e Matsuda.
Com o tempo, esse elenco irá aumentar, e muito. Mas como esse aumento é condicionado ás inúmeras reviravoltas que acontecerão durante o anime, é melhor ficar calado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário